Como causar uma boa impressão em poucos segundos

Que tal aprender como gerar uma boa impressão em poucos segundos? Neste artigo te apresento uma excelente técnica que utilizo e que oferece ótimos resultados.

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Como usar o elevator pitch para causar uma boa impressão

Causar uma boa impressão é primordial para todas as empresas e profissionais que desejam ter suas marcas valorizadas e ocupando um lugar especial na mente e no coração de seus clientes.

Neste artigo te apresento uma excelente técnica que pode te ajudar a causar uma boa impressão em poucos segundos e se destacar em seu mercado de atuação.

Vale lembrar que, tanto em meus Workshops quanto em minha Consultoria Exclusiva e em meus Treinamentos, outras dicas mais aprofundadas neste e em outros assuntos relacionados a Marketing Premium são passadas. Vale a pena participar.

 

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ELEVATOR PITCH E A ARTE DE CAUSAR BOA IMPRESSÃO EM POUCOS SEGUNDOS

O Elevator Pitch (Discurso do elevador) é um termo comum no mundo das startups e consiste basicamente em criar e utilizar discursos curtos para vender uma ideia, um projeto ou dar início a um negócio.

Caso você nunca tenha ouvido falar do termo Elevator Pitch, deve estar estranhando esse nome.

Pois bem, a teoria mais utilizada para escolha deste nome para esta técnica é a seguinte:

Imagine que você entra em um elevador e, junto a você, entra um possível cliente, um possível investidor ou um possível parceiro comercial.

Qual seria o discurso que você utilizaria para causar uma boa impressão, convence-lo a te dar atenção e se interessar em uma futura reunião de negócio com você? Lembre-se que você tem menos de 30 segundos para convence-lo.

Muitos podem pensar que, nesta situação, se sairiam bem, mesmo sem se prepararem antes. Porém, não é bem assim que acontece na maioria das vezes.

Sem a criação de discursos poderosos para cada situação e muito treino, dificilmente somos capazes de, em pouquíssimos segundos, passarmos por todas as fases da persuasão.

 

 O ELEVATOR PITCH EM NOSSO DIA A DIA

Caso você não tenha costume de pegar elevadores (o que é bem difícil para profissionais de arquitetura e decoração), pode estar achando que não é necessário aprender tal técnica.

Afirmo, sem sombra de dúvidas, que você pode estar muito errado(a).

A técnica de Elevator Pitch pode ser utilizada em inúmeras outras situações.

Quem nunca se viu em um evento onde estavam possíveis clientes e possíveis parceiros comerciais e, ao surgir a oportunidade de se apresentar e dizer o que faz, simplesmente disse “- Sou arquiteto(a).”, “- Sou designer.” ou “- Sou decorador(a).” e o assunto acabou morrendo ali.

Este tipo de resposta te coloca, na mente de seu interlocutor, no mesmo patamar de importância de milhares de outros, arquitetos(as), designers e decoradores(as) que ele já conheceu ou ouviu falar. Tanto bons como ruins.

Como minha intenção aqui é te ajudar a causar uma boa impressão em poucos segundos, além de te ajudar a ter uma marca pessoal surpreendente e sair da mesmice do lugar comum, vou te mostrar como criar seus próprios modelos de Elevator Pitch.

“- Peraí, você falou modelos?!” Sim, falei. Você pode criar um Elevator Pitch para cada situação que você ou sua marca entrar em contato com seu público (clientes, possíveis clientes, colaboradores, fornecedores, investidores, mídia, formadores de opinião, etc.).

 

Como usar o elevator pitch para causar uma boa impressão em poucos segundos

 

ONDE UTILIZAR O ELEVATOR PITCH

Como mencionei acima, você pode utilizar o Elevator Pitch em diferentes situações para os mais variados públicos de sua marca.

Os usos mais comuns da técnica por parte de profissionais de arquitetura, design, decoração e mobiliário de luxo está nas apresentações via:

  • Interação em Eventos (mostras, workshops, palestras, cursos, etc.);
  • Interação em espaços comuns;
  • Interação em obras;
  • No título de um e-mail;
  • Na descrição de uma rede social;
  • No seu cartão de visitas;
  • No título de uma postagem em uma rede social;
  • No título de um artigo de um site;
  • No título de um anúncio;
  • No titulo de um evento;
  • Na interação via telefone;
  • Em uma mensagem via Whatsapp;

 

 TIPOS DE ELEVATOR PITCH

Existem milhares de tipos de Elevator Pitch. Aqui separei apenas tipos que podem ser usados em interações pessoais.

Vale lembrar que são apenas exemplos e que você não deve copiá-los mas sim entender suas estruturas e criar os seus próprios modelos.

 

AUTORIDADE

Neste tipo de Elevator Pitch você deve se apresentar como autoridade no assunto e que é a pessoa certa a ser contratada.

Ex.: “- Bom dia, meu nome é Fulano(a) de Tal e eu sou especialista em pinturas especiais para residências de alto padrão. Através das soluções que eu e minha equipe desenvolvemos, os ambientes de sua residência podem ser pintados em até metade do tempo e a pintura dura, em média, duas vezes mais tempo sem desbotar. Impressionante, não é mesmo?!

Que tal agendarmos uma visita a sua residência para uma breve demonstração? Poderia me passar seu Whatsapp por favor?”

 

MEDO / OPORTUNIDADE

• MEDO/OPORTUNIDADE
Neste tipo de Elevator Pitch você apresenta um problema que seu interlocutor está passando ou poderá passar e, em seguida, demonstra uma solução em forma de oportunidade.

Ex.: “- Boa tarde, você sabia que 90% das residências que são construídas ou reformadas sem a orientação de um arquiteto sofrem com infiltração, rachaduras e diversos outros problemas? Ah, que falta de educação a minha, meu nome é Fulana de Tal, sou especialista em projetos de arquitetura residencial que prezam pelo conforto e a segurança dos moradores. Estou agendando visitas a obras de alguns clientes para ajudá-los a não terem problemas futuros. Acredito que seria bem vantajoso agendarmos uma visita a sua obra para eu poder te ajudar também. O que acha?”

 

STORYTELLING

O uso de histórias para vender uma ideia é algo é muito poderoso. Já no Elevator Pitch você deverá utilizar histórias curtas que façam seu cliente perceber que te contratar é uma excelente ideia.

Ex.: “- Você não vai acreditar no que aconteceu. Hoje de manhã visitei uma grande amiga que inventou de decorar sua casa sozinha. Foi comprando móveis sem orientação, saiu comprando tudo que achava bonitinho e na hora de fazer a decoração, os móveis não couberam. Ela até conseguiu devolver a geladeira mas a loja não aceitou o sofá de volta. Você acredita?! É por isso que sempre digo a meus clientes: “- Contratar um bom design de interiores não é gasto nem luxo, é investimento. Aliás fique com meu cartão caso precise decorar sua residência com qualidade e sem ter esse tipo de dor de cabeça também.”

 

SLOGAN

Esse tipo de Elevator Pitch é amplamente utilizado na publicidade e consiste em criar uma frase marcante que represente os diferenciais de uma marca.
Ex:
“- Pense diferente.” (Apple)
“- Globo e você, tudo a ver.” (TV Globo)
“- Mais barato, mais barato, Extra!” (Extra Supermercados)
“- Dois hamburgueres, alface, queijo, molho, especial, cebola e picles num pão com gergelim. É BigMac, BigMac!” (McDonalds)
“- Hellô Moto!” (Motorola)
“- Dedicação total a você!” (Casas Bahia)
“- Se é Bayer e bom.” (Bayer)
“- Redbull te dá asas.” (Redbull)
“- Existem coisas que o dinheiro não compra… Para todas as outras existe Mastercard.” (Mastercard)
“- Lugar de gente feliz.” (Pão de Açúcar)

Que tal criar seu Elevator Pitch em forma de um slogan exclusivo para sua marca?

 

Como usar o elevator pitch para causar uma boa impressão em poucos segundos

 

COMO CRIAR SEU PRÓPRIO ELEVATOR PITCH

Como já dito, você pode criar vários modelos de Elevator Pitch, cada um para um público específico e para começar, sugiro que crie dois ou até três modelos de Elevator Pitch focados em cada situação.

Para isso, você deverá ter em mente qual é a ação que você irá sugerir a seu interlocutor (uma reunião em seu escritório, uma visita a uma obra, convidar para um workshop, etc).

Feito isso, você deve mapear em que situações poderá encontrar seu cliente/alvo (em um evento, em uma obra, em uma loja parceira, sob indicação de um amigo ou parceiro, em um lugar comum, etc.)

Os modelos de Elevator Pitch que criou devem ser adaptáveis para cada uma dessas situações.

Não esqueça de sempre incluir uma chamada pra ação ao final do discurso (Pedir número de telefone, entregar cartão de visita, adicionar o número de Whatsapp, adicionar a uma rede social, etc.)

Uma estrutura que você pode tomar como guia para criar seus próprios modelos de Elevator Pitch é a seguinte:

GERAR ATENÇÃO / GERAR INTERESSE / GERAR ATRAÇÃO / GERAR AÇÃO

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Vale a pena te alertar que, antes de sair criando vários modelos de Elevator Pitch, leia o artigo Como o Overdelivering pode valorizar sua marca, para que não cometa o erro de prometer mais do que é capaz de entregar.

Utilizando ambas as técnicas de forma alinhada, tanto o Elevator Pitch quanto o Overdelivering, sua marca estará muito mais fortalecida e suas chances de atrair, surpreender e fidelizar seus clientes vão aumentar bastante.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a saber como pode causar uma boa impressão em poucos segundos e qua você passe a utilizar essa técnica sabiamente.

Caso precise de uma consultoria de marketing profissional especializada, você pode acessar: Consultoria de Marketing Premium.

Comente abaixo o que achou deste artigo e se irá utilizar o Elevator Pitch para gerar boa impressão em suas interações.

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Forte abraço e até a próxima!



 

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Alexsandro Kingmaker é especialista em marketing e design com mais de 20 anos de experiência na criação e gestão de marcas para o mercado de alto padrão. É criador de Workshops e da Consultoria Exclusiva em Marketing Premium para empresas e profissionais de Arquitetura, Decoração e Tecnologia Residencial.
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