Como inovar seu site e torná-lo mais relevante para seus clientes

Para que seu site tenha sucesso, não basta que ele seja apenas bonitinho. É preciso que ele inove, seja atraente e transforme visitantes em clientes. Este artigo traz dicas valiosas para te ajudar a inovar na criação de seu site e atrair muito mais clientes.

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Como inovar seu site de arquitetura

Para inovar seu site de arquitetura, decoração, mobiliário de luxo, moda e soluções de alto padrão, é preciso ir muito além do que simplesmente ter um portifólio on-line.

Para te ajudar a criar um site premium para sua marca, criei uma série de publicações gratuitas com diversas dicas práticas de design e performance testadas e comprovadas.

Nesta publicação te dou dicas gratuitas de como inovar no conteúdo e construção de seu site e se tornar mais relevante em seu mercado de atuação.

Vale lembrar que, tanto em em minha Consultoria Premium e no método Upscale WEB, outras dicas mais aprofundadas neste e em outros assuntos relacionados a Marketing Premium são passadas. Vale a pena participar.

 

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COMO INOVAR SEU SITE DE ARQUITETURA, DECORAÇÃO E MOBILIÁRIO DE LUXO

 

Como inovar seu site de arquitetura

01 – A ESCOLHA DO DOMÍNIO E HOSPEDAGEM

Domínio é o nome do seu site e deve ser registrado para que você possa usá-lo em seu site. O melhor site para registro de domínios com terminação .com.br (comércio brasileiro) é o registro.br e a contratação de um domínio pode ser anual, bianual e assim por diante.

Alguns arquitetos, ao não ter seu nome de domínio com terminação “.com.br” disponível para registro, optam por utilizar a terminação “.arq.br” (arquitetura brasileira). Como essa terminação é pouco utilizada, muitos usuários acabam tendo dificuldade de acessar o site ao digitar o nome no navegador.

Um dica valiosa aqui é utilizar nomes pequenos e fáceis de digitar. O ideal é que seja exatamente o mesmo nome de sua empresa e o mesmo que será utilizado em suas redes sociais.

Já a hospedagem é o armazenamento virtual de seu site e disponibilização constante de seu conteúdo na internet.

A dica é que contrate um bom plano de hospedagem junto a uma empresa idônea e de boa reputação no mercado.

Além disso, seu plano de hospedagem deve te oferecer um bom espaço de armazenamento (no mínimo 10Gb), um bom espaço de tráfego mensal (no mínimo 100Gb mensais), no mínimo 10 contas de e-mail personalizadas (nome@suaempresa.com.br) e um bom suporte técnico.

Fuja de hospedagens gratuitas ou com preços muito baixos.

 

02 – INVISTA EM DESIGN E NAVEGABILIDADE

A identidade visual de sua marca deve ser planejada para transmitir profissionalismo e originalidade, além de gerar forte poder de atração e de engajamento junto ao seu cliente/alvo e esse posicionamento deve estender-se, também, ao seu site.

LEIA TAMBÉM: Identidade visual para marcas de alto padrão

Investir em um bom design, com navegação fácil e intuitiva irá inovar seu site e torna-lo mais atraente, aumentando o número de visitantes e possibilidades de novos clientes solicitarem orçamentos e te contratarem.

Fora isso, sites que investem em boa navegabilidade tem muito mais chances de serem melhor posicionados no Google e demais sites de buscas.

Ter um site responsivo (que se adapta ao formato da tela do dispositivo) é uma das regras de ouro de sites bem projetados. A ordem aqui é facilitar ao máximo a vida do usuário.

Outro ponto importante é não cair na tentação de colocar músicas e sons de fundo.

Pra você pode até parecer bonitinho mas isso não torna seu site eficiente, pelo contrário, pode fazer o usuário que entrar em seu site te odiar simplesmente por colocar uma música que ele não gosta ou assusta-lo ao entrar em seu site.

Outro ponto importante é que seus textos sejam de fácil leitura, com boa formatação e com o mínimo de erros de português possíveis. Revise seus textos e verifique se a leitura é boa em diferentes tipos de dispositivos (Computador, notebook, tablet, smartphone, etc.)

 

03 – INVISTA EM CONTEÚDO DE QUALIDADE

O investimento em uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode trazer muitas vantagens competitivas para seu site de arquitetura, decoração, mobiliário de luxo, moda e soluções de alto padrão.

Inovar seu site através de uma fonte de conteúdo para seu nicho de atuação pode aumentar o número de visitantes, aumentar seu nível de autoridade naquele nicho e te tornar referência em seu mercado de atuação.

Fora isso, educar seu público poderá melhorar a percepção de valor que seu cliente/alvo tem a respeito das soluções que você oferece.

Seja através da criação de um blog anexado ao seu site ou até transformando seu site um mini portal com artigos relacionados as soluções que você oferece, o marketing de conteúdo se tornará um forte aliado na captação de clientes através de seu site.

Prova disso é você estar aqui lendo este artigo e consumindo o conteúdo que disponibilizei para minha audiência.

 

04 – MANTENHA SEU SITE ATUALIZADO

Sites desatualizados demonstram amadorismo, descuido e falta de respeito com a própria marca, clientes e parceiros.

“Se o próprio site do arquiteto, decorador ou profissional do mercado de alto padrão é tão descuidado, imagina como devem ser os serviços e produtos que ele oferece.”

Evite cometer o erro comum que é investir na criação do site e não atualiza-lo depois disso. Pense em seu site como um importante órgão do corpo que é sua empresa. Ele deve ser cuidado e alimentado constantemente para exercer corretamente sua função.

Fora isso, seu site deve estar alinhado com as mais recentes tecnologias e oferecer uma boa estrutura organizacional.

Separe cada setor de forma coerente facilitando o acesso às informações que o usuário procura.

Um dica aqui é criar uma linha editorial simples e eficiente. Para isso você pode:

  • Criar as páginas bases que funcionarão como a linha institucional de seu site (Quem Sou, Projetos, Eventos, Mídia e Contato por exemplo).
  • Criar páginas de geração de público (Dicas, tutoriais, informações relevantes sobre assuntos importantes para seu nicho, etc).
  • Criar páginas de atração focadas em geração de orçamentos (Projetos específicos, vendas de artigos de decoração com sua assinatura, venda de consultoria, etc.)

 

05 – CONTE HISTÓRIAS ATRAVÉS DE SEU CONTEÚDO

A maioria dos sites de arquitetura, decoração, mobiliário de luxo, moda e soluções de alto padrão, se focam em apresentar boas fotos de seu projetos ou produtos, porém pecam em um detalhe que poderia transformar seu negócio: todo ser humano ama boas histórias.

Entrar em um site e ver apenas fotos bonitas dificilmente converterá um usuário em cliente.

Quer um exemplo? Experimente, ao postar fotos de uma projeto ou produto, contar uma história referente aos detalhes mais relevantes.

Você pode contar:

  • O que te levou a desenvolver esse tipo de solução
  • Como o cliente chegou até você e o que ele buscava;
  • Quais referências utilizadas para desenvolver o projeto ou produto;
  • Quais as maiores dificuldades enfrentou ao desenvolver o projeto ou viabilizar o produto;
  • Quais foram os detalhes que o cliente mais gostou;

Essa estratégia além de aproximar sua marca a realidade do usuário que visita seu site, torna seu site mais amigável ao Google. Isso se dá pois o Google não “lê” imagens com facilidade. Seu maior foco está nos textos presentes nos sites que ele indexa a sua base.

 

06 – COLOQUE BOAS DESCRIÇÕES EM SUAS FOTOS

Como já dito, o Google dificilmente “lê” uma foto. Sendo assim, ele utiliza a descrição (texto) referente aquela imagem para indexá-la a sua base de conteúdo.

Ao postar uma foto em seu site tenha atenção aos atributos “title” e “alt”. São esses atributos que devem descrever a imagem em questão.

Ex.: Você postou a imagem de uma sala de estar, logo a descrição dessa imagem poderia ser title=”Projeto de arquitetura de sala de estar para luxuoso apartamento na zona sul do Rio de Janeiro com assinatura da arquiteta Seu Nome” e alt=”Arquiteta Seu Nome assina projeto de arquitetura de sala de estar para luxuoso apartamento na zona sul do Rio de Janeiro”.

Outra dica é utilizar pequenas marcas d’água com o nome de seu site ou seu logotipo no centro de suas fotos. Isso dificultará a utilização de suas fotos em outros sites ou outras mídias sem que os créditos sejam dados a você.

 

07 – FACILITE O ATENDIMENTO

Continuando com a premissa de que o usuário deve ter facilidade em entrar em contato contigo, deixe claro, em todas as páginas, essa facilidade.

Minha dica é que coloque um formulário de contato com uma chamada para ação no rodapé de todas as páginas de seu site.

Fora isso, o número de telefone principal e horários de atendimento também devem estar presentes nessa área.

Um breve passo a passo de como funciona o atendimento de sua empresa também será bem vindo aqui.

LEIA TAMBÉM: 8 dicas de ouro de como melhorar o atendimento a seus clientes

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Inovar seu site de arquitetura, decoração, mobiliário de luxo, moda e soluções de alto padrão, com design e conteúdo pensado no usuário, pode te trazer diversas vantagens competitivas e aumentar o número e a qualidade de clientes que você atende.

As informações que te apresentei aqui podem ser de grande ajuda, quando bem aplicadas, no desenvolvimento de um site para sua marca.

Para acompanhar mais das minhas dicas de como ter um site premium continue navegando neste site.

Vale lembrar que em minha Consultorias Premium e no método Upscale WEB abordo com mais detalhes deste e de diversos outros assuntos que podem te ajudar a se diferenciar e ter um lugar especial na mente e no coração de seu cliente/alvo.

Forte abraço e muito sucesso!



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Alexsandro Kingmaker é especialista em marketing e design com mais de 20 anos de experiência na criação e gestão de marcas para o mercado de alto padrão. É criador de Workshops e da Consultoria Exclusiva em Marketing Premium para empresas e profissionais de Arquitetura, Decoração e Tecnologia Residencial.
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