Principais erros em sites de arquitetura e decoração

Um site é uma das principais ferramentas de marketing de arquitetos, decoradores, designers de móveis e empresas e profissionais do mercado de alto padrão. Este artigo foi feito para ajudar esses profissionais e empresas a não cometerem os erros mais comuns na criação de seus sites.

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Principais erros em sites de arquitetura, decoração e tecnologia residencial

É impressionante o número de erros básicos que podemos encontrar em sites de renomados arquitetos, decoradores e empresas de mobiliário de luxo.

Para te ajudar a criar um site premium para seu escritório de arquitetura, design de interiores ou decoração, criei uma série de publicações gratuitas com diversas dicas práticas de design e performance testadas e comprovadas.

Nesta publicação te dou dicas de como evitar os principais erros na criação de seu site de arquitetura, decoração ou tecnologia residencial.

Vale lembrar que em minha Consultoria Premium e no exclusivo Upscale WEB, outras dicas mais aprofundadas neste e em outros assuntos relacionados a Marketing Premium são abordados. Vale a pena participar.

 

Leia também:

 

 PRINCIPAIS ERROS NA CRIAÇÃO DE SITES DE ARQUITETURA, DECORAÇÃO E TECNOLOGIA RESIDENCIAL

 

Erros em Sites de Arquitetura

 

01 – MAIS DO MESMO

Por incrível que pareça é muito comum, ao visitarmos sites de arquitetos, decoradores, designers de interiores, escritórios de arquitetura e empresas de tecnologia residencial, notarmos um padrão.

Esse padrão acaba, na maioria das vezes, diminuindo a relevância e atração que esse site possa gerar na mente do cliente/alvo.

Faça um teste, entre em 10 sites de arquitetura e decoração de profissionais e empresas diferentes e verifique que seguem sempre a mesma estrutura:

  • Página Inicial com o logo, um menu e um slider gigante passando as fotos dos melhores projetos;
  • Na mesma página ou numa outra página uma coleção com diversas fotos sem descrição aprofundada do projeto;
  • Uma página, normalmente chamada de “Perfil”, com a história do arquiteto, designer de interiores ou escritório;
  • Uma página com as publicações em que algum projeto desse profissional foi destaque;
  • Uma página de mostras que esse profissional participou;
  • Uma página de contatos com telefone, e-mail, endereço do escritório e um pequeno formulário;

Essa estrutura se repete diversas vezes por toda a internet e o usuário, ao procurar por profissionais para um projeto, se depara sempre com mais do mesmo.

Para te ajudar a diferenciar seu site, você pode ler as seguintes publicações:

 

02 – DESIGN DE MÁ QUALIDADE

Ao pesquisar a fundo o mercado de marketing para arquitetos, designers de interiores, decoradores e empresas de tecnologia residencial fiquei impressionado com a quantidade de sites mal construídos, pouco atrativos e com pouca ou nenhuma relevância prática para o usuário.

Seja pela má orientação ou qualidade dos profissionais responsáveis pela criação desses sites, seja pela falta de conhecimento em marketing ou por falta de tempo dedicado a criação de uma boa estratégia de uso desses sites a favor do negócios que eles representam, o resultado se mostra muito amador.

Textos mal diagramados, fotos sem uma descrição clara, sites inacabados com informações das templates utilizadas, design sem funcionalidade clara, são os erros mais frequentes.

 

03 – NAVEGABILIDADE RUIM

Em muitos casos, parece que a empresa ou profissional de arquitetura, decoração ou tecnologia residencial que criou aquele site só estava preocupado em mostrar fotos de projetos, sua presença em mostras ou mídias e uma breve história pessoal.

A preocupação em guiar o usuário a um passeio pelo site para apresentar, de forma intuitiva e consistente um conteúdo que valha a pena ser consumido parece não existir.

Sites que simplesmente escondem menus de navegação, que não facilitam o contato do usuário com a marca e que não possuem uma estrutura clara de navegação fazem com que o usuário desista de permanecer naquele site com maior facilidade.

 

04 – PROPOSTA DE VALOR SEM CLAREZA OU INEXISTENTE

A proposta de valor está ligada diretamente ao tipo de problema que seu negócio é capaz de resolver e as necessidades que ele é capaz de satisfazer.

Em muitos sites de arquitetura, decoração e tecnologia residencial essa proposta de valor não é mostrada de forma clara ou, em casos mais extremos, não existe.

Isso gera sites genéricos de empresas genéricas, sem alma e sem um posicionamento de marca claro.

Procure deixar claro qual a proposta de valor de sua marca já na primeira página e nas partes principais de seu site.

 

05 – SITES COM MUITAS BARREIRAS DE ENTRADA

Por incrível que pareça ainda existem pessoas que acreditam que o usuário irá se impressionar com uma grande foto de um projeto com um botão “Entrar” na página inicial do site.

A rapidez de se encontrar uma informação é lei na internet e sites que dificultam o acesso do usuário tendem a perder relevância.

Como já dito, vá direto ao ponto, apresentando em sua proposta de valor e conteúdo de forma rápida e clara.

Outro ponto a se pensar é que não é sempre que um usuário entrará em seu site pela página inicial. Logo a facilidade de encontrar menus e submenus deve ser uma regra.

 

06 – SITES ETERNAMENTE EM CONSTRUÇÃO

Utilizar uma página de construção durante o período de criação de seu site é uma medida necessária e deve ser utilizada com inteligência.

Porém, para ser mais efetiva, essa página não pode ser eterna.

Um prazo mínimo de quando seu site entrará no ar deve ser definido ainda na contratação da empresa ou profissional que fará o serviço.

A mesma regra vale caso seja você mesmo ou alguém de sua equipe que vá criar o site.

Outra dica é que ao criar a página de “Site em Construção” utilize a criatividade e crie uma página com uma mensagem que gere desejo do usuário em acessar seu site assim que ele ir ao ar.

Você pode criar um formulário para cadastro de e-mail com a função de avisar o usuário assim que seu site for lançado, por exemplo.

 

07 – SITES INACABADOS

Se seu site ainda não está acabado e você não criou uma página “Site em Construção” criativa, não o divulgue.

Fazer a divulgação de seu site sem ele estar totalmente acabado será pior do que não ter um site pois fará com que cada usuário que acessar seu site te veja como amador e descuidado.

Revise todas as páginas de seu site antes dele ir ao ar e revise novamente após ele ser publicado. Vai por mim, isso poderá evitar muita dor de cabeça.

Caso seja necessário, durante o período de criação de seu site, coloque um site provisório de apenas uma página com as informações mais importantes de seu negócio e um aviso que seu site principal está sendo criado.

 

CONSIDERAÇÕES

Evitar os erros aqui citados ao criar seu site de arquitetura, decoração e tecnologia residencial pode evitar muitas dores de cabeça e demonstrar o quanto profissional você é.

As informações que te apresentei aqui podem ser de grande ajuda, quando bem aplicadas, no desenvolvimento de um site para sua marca.

Para acompanhar mais das minhas dicas de como ter um site premium para sua empresa de arquitetura e decoração continue navegando neste site.

Vale lembrar que em meus Workshops, em minhas Consultorias Exclusivas e em meus Cursos On-line trato com mais detalhes deste e de diversos outros assuntos que podem te ajudar a se diferenciar e ter um lugar especial na mente e no coração de seu cliente/alvo.

Forte abraço e muito sucesso!