É melhor ter fanpage ou perfil pessoal no Facebook?

Uma das grandes dúvidas de quem pretende utilizar o Facebook em sua estratégia de marketing é em usar uma fanpage ou um perfil pessoal. Neste artigo exponho as vantagens e desvantagens de cada uma das opções e apresento qual a melhor opção para sua marca. Confira!

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No Facebook é melhor fanpage ou perfil pessoal

Fanpage ou perfil pessoal, qual é o melhor para minha marca?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes de empresas e profissionais que desejam utilizar o Facebook como marketing de suas marcas.

Pensando nisto, escrevi este artigo trazendo as vantagens e desvantagens de cada uma das opções disponíveis.

Vale lembrar que, tanto em meus Workshops quanto em minhas Consultorias Exclusivas e em meus Treinamentos, outras dicas mais aprofundadas neste e em outros assuntos relacionados a Marketing Premium são passadas. Vale a pena participar.

 

Leia Também:

 

PÁGINA NO FACEBOOK OU PERFIL PESSOAL

 

PERFIL PESSOAL NO FACEBOOK

Perfil pessoal no Facebook

O perfil pessoal é o modelo criado pelo Facebook para pessoas físicas. Ele permite a interação através de pedidos de amizade, disponibilizando até 5000 amigos por conta.

Os perfis não tem permissão para fazer qualquer tipo transação comercial no Facebook, podendo acarretar punições como bloqueio de conta para quem infligir essa regra.

Como vantagem, o perfil permite uma interação mais pessoal com amigos e páginas curtidas.

Publicações feitas em perfis pessoais não podem ser impulsionadas, porém é possível visualizar, curtir e compartilhar facilmente as publicações de amigos e de páginas diretamente em seu feed.

Através de perfis pessoais é também possível criar grupos específicos dos mais variados temas e formatos.

Fora isso, é necessário ter um perfil pessoal antes de criar uma página profissional para sua marca.

 

FANPAGE NO FACEBOOK

Páginas no Facebook

Uma fanpage (ou página do Facebook) é uma página criada especialmente para ser um canal de comunicação com fãs dentro da rede social (fan page = página para fãs, em tradução literal).

Diferente de perfis pessoais, as fanpages são espaços que reúnem pessoas interessadas sobre um assunto, empresa, causa ou personalidade em comum sem a necessidade de aprovação de amizade.

É o fã que escolhe se vai ou não seguir as atualizações de determinada página.

As fanpages são canais de comunicação muito valiosos para empresas. Imagine que no passado você precisava investir em algum canal de televisão, um jornal ou uma estação de rádio para se comunicar com seus potenciais clientes.

A fanpage faz um papel parecido. É como se você tivesse um espaço na TV, jornal ou rádio, mas com opção muito mais barata e um alcance muito maior do que qualquer outro veículo. Isso porque o Facebook já reúne 8 em cada 10 brasileiros!

Através de uma fanpage é possível veicular anúncios dentro da plataforma do Facebook e não existe limite de seguidores.

Leia Também: Como ter uma página de sucesso no Facebook

 

 

MAS AFINAL, É MELHOR TER UM PERFIL PESSOAL OU UMA PÁGINA NO FACEBOOK?

 

No Facebook é melhor fanpage ou perfil pessoal

 

Baseado em minha experiência, a melhor opção é utilizar os dois formatos. Cada um com um tipo de abordagem.

Aconselho, antes de mais nada, que você crie um perfil pessoal com o nome de sua marca.

Neste perfil você irá adicionar amigos influentes, clientes relevantes, profissionais influenciadores e e os melhores fornecedores de sua área.

Fora isso, neste perfil você poderá publicar assuntos relevantes da sua área, compartilhar publicações relevantes, curtir e comentar publicações de marcas relevantes em sua área, enfim, criar relacionamento dentro do ambiente digital.

Vale sempre lembrar que o Facebook proíbe a utilização de perfis pessoais para divulgação de empresas e, caso isso aconteça, ele pode bloquear o perfil e até banir uma conta.

Uma ressalva aqui é evitar publicar, compartilhar, comentar ou curtir publicações de cunho muito pessoal como religião, política, ideologias, assuntos polêmicos e temas muito sensíveis.

Após criar esse perfil, você poderá utiliza-lo para criar uma página de sua marca onde poderá publicar fotos, vídeos e textos relevantes sobre sua marca.

Nesta página, através do Facebook Ads, você poderá impulsionar ou criar anúncios para alcançar muito mais usuários, aumentar as visitas em seu site e, até, aumentar as visitas em sua loja, showroom ou escritório físico.

Leia Também: Como ter uma página de sucesso no Facebook

No início, conseguir utilizar os dois formatos com uma boa abordagem em cada, sem dar maior foco em uma delas é a opção que pode gerar mais resultados.

Claro que é possível focar suas ações somente no perfil pessoal ou somente na fanpage, porém os resultados alcançados serão menores.

O importante é utilizar o Facebook da melhor forma para fortalecer sua marca e aumentar os seus negócios.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Espero que essas dicas sejam úteis para você e que este artigo tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre o Marketing Premium.

Caso precise de uma consultoria profissional especializada, você pode acessar: Consultoria de Marketing Premium.

Comente abaixo o que achou deste artigo e o qual formato você prefere ter uma fanpage ou um perfil pessoal para divulgar sua marca no Facebook.

Aproveite e compartilhe esse artigo com amigos, parceiros de negócios, etc.

Forte abraço e até a próxima!



 

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Alexsandro Kingmaker é especialista em marketing e design com mais de 20 anos de experiência na criação e gestão de marcas para o mercado de alto padrão. É criador de Workshops e da Consultoria Exclusiva em Marketing Premium para empresas e profissionais de Arquitetura, Decoração e Tecnologia Residencial.
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