Os 5 segredos que não te contaram sobre marketing digital

O marketing digital tem se tornado cada vez mais querido entre entusiastas e muitas empresas e profissionais tem investidos seus esforços no meio digital. Conheça nesse artigo algumas verdades sobre marketing digital que você deveria saber mas que pouca gente está disposta a te contar.

0
88
views
O que você deveria saber sobre marketing digital

O marketing digital (ou marketing na internet) tem ganhado cada vez mais destaque entre empresas e profissionais de diversas áreas e segmentos.

A suposta facilidade de obter informações sobre o tema e a falsa ideia de que não é preciso investir grandes quantias para obter excelentes resultados, tem atraído cada vez mais entusiastas.

Neste artigo vou te trazer informações relevantes que você deve saber antes de investir todos os seus esforços somente no marketing digital.

Vale lembrar que, em minha Consultoria Premium e no método de captação de clientes Upscale WEB, outras dicas mais aprofundadas neste e em outros assuntos relacionados a Marketing Premium são passadas. Vale a pena participar.

 

Leia Também:

 

O QUE NÃO TE CONTAM SOBRE O MARKETING DIGITAL

01 – SITE BONITO NÃO GARANTE NOVOS NEGÓCIOS

Quantas vezes você já ouviu que, para que sua marca, produtos e serviços tenham sucesso, você só precisa ter um site bonito, com fotos de seus produtos ou projetos.

O que não te contam é que simplesmente ter um site bonito não te garantirá ter acessos constantes e, por consequência, somente ter um site bonito não te garante a captação de novos clientes.

Claro que é muito importante ter um site com bom design, que apresente sua marca, serviços e produtos de forma atraente.

Porém, se não houver uma estratégia clara de divulgação deste site para que um número cada vez maior de clientes o acessem e se não houver um funil de vendas que funcione para seu tipo de negócio, ter um site bonito não adiantará de nada.

Otimizar seu site para ser indexado aos mecanismos de buscas, criar conteúdo relevante periodicamente e investir em links patrocinados são algumas estratégias que farão com que seu site tenha o sucesso esperado.

Vale a pena ler: Como colocar seu site no topo do Google

 

02 – NÃO BASTA SOMENTE TER UMA PÁGINA NO FACEBOOK

Ter uma fanpage no Facebook é essencial que todas as marcas que desejam ter relevância no meio digital.

No entanto somente ter a fanpage sem uma estratégia clara de como utiliza-la em seu plano de marketing não trará resultado algum.

Fora isso não adianta, também, ter uma fanpage com muitas curtidas e poucas conversões.

Postar a imagem de memes, datas comemorativas e frases de efeito podem até gerar curtidas mas não são suficientes para convencer um possível cliente a comprar ou contratar seus serviços.

Ter uma fanpage no Facebook deve fazer parte de um plano de marketing claro e objetivo.

Fora isso, é cada vez mais difícil conseguir audiência orgânica (alcance não pago) para páginas do Facebook.

Sendo assim, tenha sempre em mente que deverá investir para conseguir mais seguidores em sua página e mais curtidas em suas publicações.

Vale a pena ler: Como ter uma página de sucesso no Facebook

 

03 – NÃO BASTA SOMENTE TER UM PERFIL NO INSTAGRAM

Assim como no Facebook, estar presente no Instagram deve fazer parte do plano de marketing de sua empresa.

No entanto, assim como no Facebook, criar um perfil e sair postando todas as fotos que achar mais “bonitinhas” aguardando que alguém as curta não é uma boa estratégia.

O Instagram deve funcionar como uma ferramenta para construir audiência e autoridade pra você e para sua marca.

Organizar uma linha editorial básica para seu perfil no Instagram é o mínimo que você deve fazer para começar a ter alguma relevância entre os usuários desta rede social.

Vale a pena ler: Como melhorar suas publicações no Instagram

 

04 – NÃO FAÇA TODOS SEUS INVESTIMENTOS EM MARKETING SOMENTE NO MEIO DIGITAL

Muitos acreditam que o marketing digital é a salvação de todos os negócios e que investir em ações no meio off-line está fora de moda.

Na verdade o marketing digital é somente mais uma área dentro do marketing que quando bem planejado deverá explorar todos os pontos de contato da marca com o cliente/alvo de forma eficaz.

Focar em apenas ter um site bonito, fazer algumas postagens no Facebook ou Instagram e esperar que isso gere resultados expressivos pode ser decepcionante.

para que seu plano de marketing seja realmente eficiente, você deve estar ciente que seu marketing deve atuar em algumas frentes básicas:

 

Endo Marketing:

O marketing interno deve criar estratégias de gestão e treinamento de sua equipe executiva e comercial para estarem alinhados com a cultura da marca, além de todos os processos.

Neste setor do marketing seus colaboradores, executivos e acionistas são os alvos e devem receber a atenção necessária para que sua empresa tenha saúde e que cada um possa contribuir de forma positiva para o crescimento de seu negócio.

 

Inbound Marketing:

O famoso marketing de conteúdo nunca esteve tão em evidência. Porém, ele não é nada novo.

Milhares de negócios já usavam a criação e divulgação conteúdo próprio para fortalecerem suas vendas antes mesma da invenção da internet.

Neste tipo de estratégia de marketing, sua marca deve educar possíveis clientes/alvo, disponibilizando conteúdo relevante e gratuito sobre seus produtos, serviços e mercado de atuação.

Essa geração de conteúdo será consumida por possíveis clientes que, em sua maioria, estará mais propicia a comprar ou contratar as soluções que sua marca oferece.

Neste tipo de marketing, a criação de um funil de vendas (caminho percorrido pelo cliente até a compra) deve ser planejado e funcionar de forma estruturada.

Ao contrário do que muita gente imagina, o marketing de conteúdo não deve estar restrito somente ao ambiente virtual.

A criação de workshops, eventos presenciais, revistas mensais, manuais de uso, treinamentos in loco, são alguns exemplos de marketing de conteúdo que você pode utilizar no meio off-line para fortalecer sua marca, criar autoridade e captar novos clientes.

 

Outbound Marketing:

Também conhecido como marketing tradicional, o outbound marketing está focada em gerar vendas.

Enquanto que no inbound marketing você gera conteúdo e aguarda seu cliente entrar em contato, no outbound marketing sua equipe comercial atuará de forma ativa, buscando de diversos meios para alcançar seus possíveis clientes.

Neste tipo de marketing a criação de listas de contato relevantes através de indicações de parceiros, o estudo do mercado de atuação e a constante busca por estratégias cada vez mais assertivas é uma constante.

Técnicas de vendas cada vez mais elaboradas e personalizadas são muito utilizadas no outbound marketing.

A presença de figuras como profissionais de relações públicas, representantes comerciais e profissionais de vendas diretas são muito valorizadas no outbound marketing.

 

05 – O PLANEJAMENTO É TÃO IMPORTANTE QUANTO A EXECUÇÃO

Como você já deve ter percebido, o planejamento é uma fase que não deve ser ignorada no marketing de seu negócio.

Uma avaliação de tudo que compõe seu negócio, assim como todos os processos que envolvem sua empresa devem ser levantados antes de qualquer ação.

Claro que você não pode levar a vida inteira planejando para executar suas ações. Porém, sem planejamento, todo seu investimento pode se transformar em gastos.

Não é incomum eu ser procurado por profissionais e empresas de diversos setores que, devido a falta de conhecimento, investem muito e conseguem pouco ou nenhum retorno em suas ações de marketing.

Uma consultoria profissional prévia poderá apontar todas a ações que você deverá seguir para alcançar os resultados esperados com o marketing de seu negócio.

Vale a pena ler: Consultoria em Marketing Premium Alexsandro Kingmaker

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste artigo procurei desmistificar alguns dos pensamentos mais comuns a respeito do marketing digital.

Espero que essas dicas sejam úteis para você e que este artigo tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre o Marketing Premium.

Caso precise de uma consultoria profissional especializada, você pode acessar: Consultoria de Marketing Premium.

Comente abaixo o que achou deste artigo e o que faz para melhorar a qualidade de suas publicações no Instagram.

Aproveite e compartilhe esse artigo com amigos, parceiros de negócios, etc.

Forte abraço e até a próxima!



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Please enter your name here