Como criar uma personalidade atraente para sua marca

A personalidade de sua marca pode definir o público que será atingido e a forma com que esse público irá interagir com seus produtos e serviços. Quer saber como criar uma personalidade marcante, atraente e alinhada para sua marca. Leia este artigo.

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Personalidade de marcas de arquitetura, decoração, design e mobiliário de luxo

Você sabe o que é personalidade de marca e como criar uma personalidade atraente para sua marca?

Ao criar uma marca, muitas empresas e profissionais se baseiam em outras marcas mais famosas para criar sua própria identidade e isso não é de todo ruim.

Seguir bons exemplos de referência é sempre recomendado. No entanto, entender como ocorre o processo de criação dessas marcas te dará muito mais bagagem para criar uma personalidade marcante e atraente para sua marca.

Neste artigo te apresento uma das principais formas de criar uma personalidade única e atraente para sua marca.

Vale lembrar que, tanto em meus Workshops quanto em minha Consultoria Exclusiva e em meus Treinamentos, outras dicas mais aprofundadas neste e em outros assuntos relacionados a Marketing Premium são passadas. Vale a pena participar.

 

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ARQUÉTIPOS DE JUNG E A PERSONALIDADE DE MARCA

Segundo o renomado psicólogo C. G. Jung, a consciência coletiva possui alguns padrões de identificação de personalidade segundo as características de algo ou alguém. A essas características de personalidade Jung denominou de arquétipos.

Independente da época, lugar e cultura, esses padrões arquétipos tendem a se repetir e, no livro “O Herói e o Fora da Lei”, as autoras Margaret Mark e Carol S. Pearson utilizam como base os arquétipos de Jung para definir personalidades às marcas.

As autoras defendem que, para marcas, existem 12 arquétipos padrões e que toda marca deve ter um arquétipo dominante e dois completares.

Vele ressaltar que os 12 arquétipos de Jung devem servir como referência para a criação de uma personalidade dominante e mais duas coadjuvantes para sua marca.

O desalinhamento na comunicação é um dos principais erros cometidos por marcas dos mais variados segmentos.

Criando uma personalidade de marca coerente você evitará que, em cada interação com seu público, sua marca não se apresente com uma personalidade diferente e acabe causando confusão na mente de seu possível cliente.

Fora isso, muitos se identificarão mais com um tipo de personalidade de marca do que com outro.

 

OS 4 IMPULSOS HUMANOS

Existem 12 Arquétipos mais comuns observados na Literatura por Margaret Mark e Carol S. Pearson no livro “O Herói e o Fora-da-Lei”. Os 12 arquétipos podem ser divididos em 4 grupos, de acordo com os quatro principais impulsos humanos. Os 4 impulsos e seus respectivos arquétipos são:

  • Mestria/Risco:  Quando queremos fazer algo notável e ser lembrado para sempre. Lutamos pelos nossos sonhos, mesmo que para isso seja preciso quebrar regrar e superar desafios. (Herói, Fora-da-Lei e Mago)
  • Independência/Auto-realização: Quando há um desejo de ficar só, refletir, decidir e conhecer o verdadeiro Eu. (Inocente, Explorador e Sábio)
  • Pertença/Grupo:  Ajuda quando a pessoa sente profunda necessidade de pertencer a um grupo. (Bobo da Corte, Cara Comum e Amante)
  • Estabilidade/Controle: Quando queremos ter um certo controle das coisas, um poder nas mãos. (Criador, Prestativo e Governante)

Abaixo descrevo os 12 arquétipos de Jung para você use como referência para criar sua personalidade de marca:

 

01. HERÓI

Personalidade de Marca: Arquétipo Herói

Para empresas com consumidores dinâmicos, que buscam desafios e velocidade, o herói preenche a lacuna. A ideia aqui é ser o mais forte possível e esquecer a arrogância, sempre pensando na batalha a ser conquistada. Outro ponto importante é o fato que são pessoas protetoras e fazem o que deve ser feito para cuidar de alguém. Disciplina e foco são primordiais, assim como ser o mais competente e corajoso.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Under Armour, FedEx, Hummer, Tag Heuer.

Como usar no seu negócio

Se você pratica preços de moderados a altos, possui um produto inovador e com potencial para causar impacto no mundo, o arquétipo do herói é uma boa escolha.

Se você ajuda as pessoas a alcançarem resultados superiores, melhor ainda!

 

02. FORA DA LEI

Personalidade de Marca: Arquétipo Fora da Lei

Alguém rebelde, selvagem, que quebra todas as regras. Este personagem se vê em um mundo no qual ele faz as regras, deseja vingança ou então revolução. A liberdade é muito importante, sem contar o medo de perder o controle ou ser comum. O fora da lei precisa aparecer, então ele resolve quebrar, brigar, humilhar, fazer de tudo para manter o poder sob seu domínio.

Perceba que a meia idade ou adolescência são períodos da vida com grandes conflitos na família e sociedade, então se a sua marca vende para este público, vá em frente com este arquétipo. A Harley Davidson, MTV ou Apple são marcas que seguem esta linha, basta olhar as propagandas.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Harley Davidson, MTV, Apple.

Como usar no seu negócio

Os seus clientes se identificam com valores fora do padrão social vigente e querem destruir as coisas como elas são para criar algo fora desse padrão. Use esse conceito e aplique preços mais baixos para alcançar esse perfil.

 

03. MAGO

Personalidade de Marca: Arquétipo Mago

Tem coisas que não podem ser explicadas em números ou dados, então entra em cena o Mago. A sabedoria para ele consiste em entender os fenômenos através da ciência, religião e tecnologia. Ele faz com que um sonho se torne realidade.

Produtos e/ou serviços que curam, nos fazem relaxar, catalisam mudanças, influenciam pessoas com gatilhos mentais, afirmam e constroem suas ideias para o público e sabem encontrar os resultados certos são perfeitos para o perfil do mago.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Mastercard, Axe, Steve Jobs, Disney.

Como usar no seu negócio

O que importa é a transformação que você pode causar na vida das pessoas e não o quanto ela irá custar (desde que seja algo que as pessoas realmente queiram).

 

4. INOCENTE

Personalidade de Marca: Arquétipo Inocente

Bondade, amor, fraternidade e pureza são elementos-chave para este perfil. O estilo de vida aqui é o mais natural e simples, retirando rótulos sociais e optando por uma qualidade de vida acima do comum. A fé e otimismo constroem um forte laço entre este arquétipo, o qual tem a tendência de fazer tudo o mais correto possível. Eis o primo certinho da família.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Coca-Cola, Disney, Xuxa, McDonalds.

Como usar no seu negócio

A Coca-Cola, por exemplo, possui um público muito diversificado e o arquétipo do inocente funciona porque se conecta com a criança interior, que todos nós temos.

As marcas ligadas à bondade, nostalgia e que possuem valores sólidos são aquelas que mais se adequam ao arquétipo do Inocente.

Os produtos desse tipo de marca oferecem uma resposta simples a um problema fácil de identificar.

É um arquétipo mais sensível a preços, ao contrário do Explorador.

 

05. EXPLORADOR

Personalidade de Marca: Arquétipo Explorador

Livre, leve e solto é o lema, pois viajar o mundo faz parte da rotina. O explorador pode ser relacionado a marcas que incentivam seus consumidores a descobrir novos mundos e a experimentar o novo. A inquietação e a falta de rotina, assim como a independência são essência deste arquétipo.

A geração Y tem muito a ver com este perfil, sendo elas pessoas inquietas, que quebram regras e apreciam sua individualidade, esta é uma boa opção para marcas com este target.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Jeans Wrangler, Levis, Mc Donalds, Starbucks, Virgin, Nike, Amazon, Jeep, Red Bull.

Como usar no seu negócio

Se o seu produto ajuda as pessoas não só a serem livres, mas também pode ser “consumido em qualquer lugar e comprado pela internet, o arquétipo do Explorador pode ser uma boa escolha para representar sua marca.

Indicado também se ajuda as pessoas a expressarem sua individualidade, seja através de roupas, do corte de cabelo e até de móveis e objetos de decoração.

 

06. SÁBIO

Personalidade de Marca: Arquétipo Sábio

Típico de quem é investigador, pensador e vive dando conselhos. Costuma ver o mundo de um jeito diferente, através da ótica do conhecimento. São pessoas que fazem uma análise de si e tem compromisso com o autoconhecimento. Este arquétipo vive em busca da verdade que trará alívio e liberdade ao seu existir, validando e mensurando tudo que possa ser questionado.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Discovery Channel, Itaú, HP, CNN, Google.

Como usar no seu negócio

Marcas que informam e educam e fazem seus clientes pensarem. Essa é a personalidade do Sábio.

Use esse arquétipo somente se puder provar que tudo que diz está baseado em fatos e dados.

 

07. BOBO DA CORTE

Personalidade de Marca: Arquétipo Bobo da Corte

É o ser que vai aproveitar cada momento e viver intensamente os minutos, fugindo totalmente do tédio. Este é um arquétipo que busca travessuras,  jogos e pinta o sete, mas tem suas fraquezas, como por exemplo, perder o tempo ou a frivolidade.

Além de ser brincalhão e alegre, este personagem quer ser visto como ele é, sem máscaras ou fingimentos. O grupo precisa aceitá-lo do jeitinho dele.  Ao levar a vida mais leve, quem segue este arquétipo faz com que através da inovação e informalidade processos complicados e tediosos fiquem mais “legais” de serem executados.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Fanta, Havaianas, Pepsi, McDonalds.

Como usar no seu negócio

O seu produto deve ajudar as pessoas a se divertirem e fazerem parte de um grupo.

 

08. CARA COMUM

Personalidade de Marca: Arquétipo Cara Comum

O cara comum pensa que todo mundo é igual e nele há grande vontade de pertencimento a grupos, odiando ser deixado de lado e evitando se destacar. Pense em alguém que ama se conectar a outras pessoas e se junta facilmente a uma multidão. Pois bem, este é o cara comum. Ele também utiliza o conceito de democracia e se realiza quando encontra e integra grupos com a mesma ideologia. Infelizmente é um alvo fácil de ser manipulado, deixando de lado muitas vezes sua individualidade em prol do grupo.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Ikea, Tinder, Cerveja Brahma.

Como usar no seu negócio

Eu posso ser como você ou todos nós podemos são as mensagens que mais atraem a atenção do arquétipo do Cara Comum, ideal para vender produtos de uso cotidiano e de preço baixo.

Além de marcas que querem se diferenciar de outras do mesmo nicho de mercado mais caras e elitistas.

 

09. AMANTE

Personalidade de Marca: Arquétipo Amante

O mundo da moda, estética e beleza conseguem associar muito suas marcas a este arquétipo. Existe um culto e valorização da beleza, sexo e romances, chamando a atenção para o corpo e suas formas. Aqui neste perfil observa-se a tendência em desejar relacionamentos com pessoas e o trabalho, mas se perde em prazeres e por vezes pode ser manipulado.  É elegante e lúdico, prestando atenção aos divertimentos de modo intenso dentro de sua admiração ao corpo.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Haagen-Dazs, L’OREAL, Marisa, Playboy, Coco Chanel.

Como usar no seu negócio

Aplique o arquétipo se a sua marca ajuda as pessoas a encontrar amor, amizade ou beleza. Ou ainda usa a sensualidade para vender.

É uma boa maneira de se diferenciar das marcas mais comuns e cobrar um preço maior por isso.

 

10. CRIADOR

Personalidade de Marca: Arquétipo Criador

Criar algo novo é o lema, pois se algo não existe pode ser construído. Este tipo de personagem tem como aliados a criatividade e imaginação, sempre inovando em algo duradouro e evitando a mediocridade na hora de elaborar uma grande sacada.

São personagens que ao se depararem com um dia difícil vão para casa e pintam, criam alguma coisa além do esperado. O desejo e satisfação tem muito a contribuir na hora de se envolver em projetos criativos.

Os produtos e serviços oferecidos por marcas associadas a este arquétipo prestam assistência ao usuário, além de chamar a atenção para o status, pois engloba a ideia de construção e personalização. A venda de pinturas, quadros, móveis, serviços de decoração e muito mais, são exemplos de produtos e serviços que se acoplam a este perfil.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Google, Apple, Netflix, Lego.

Como usar no seu negócio

Ferramentas que ajudam pessoas criativas a criarem mais são os produtos certos para quem vive esse arquétipo do Criador, já que seus clientes gostam muito de usar a sua criatividade.

Indicado para quem está tentando diferenciar sua marca de outras mais genéricas.

 

11. PRESTATIVO

Personalidade de Marca: Arquétipo Prestativo

Amar ao próximo é com ele mesmo. Um verdadeiro altruísta e cuidador, o prestativo vê o mundo com compaixão e amabilidade. Seria terrível para ele o egoísmo e a ingratidão, assim como a instabilidade e dificuldade.

Ele vê as dificuldades do usuário e se coloca no lugar, facilitando a vida de todos. Atividades como restauração, consertos, cuidados com idosos ou crianças, limpeza, preocupação com o bem-estar e muito mais, são marcas que podem se beneficiar deste arquétipo.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Evernote, Buscapé, Amazon, Nestlé, Porto Seguro, Volvo.

Como usar no seu negócio

Tradicionalmente negócios relacionados à educação e saúde e causas sem fins lucrativos correspondem ao arquétipo do prestativo.

 

12. GOVERNANTE

Personalidade de Marca: Arquétipo Governante

O controle, poder, revolução e liderança pertencem a este arquétipo. Apesar de ser alguém responsável e com muito peso nas costas, precisa liderar, ser o chefe. No marketing poderíamos associa-lo a uma marca que reforça atributos de liderança e prestígio, reafirmando o poder que o consumidor tem, que o cliente está no poder. Marcas que possuem o target focado em classes sociais mais altas e empresas relacionadas a crédito e dinheiro em geral tendem a ser governantes.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Microsoft, Cadillac, Porto Seguro, Mercedes-Benz, IBM, American Express.

Como usar no seu negócio

Marcas que fazem o consumidor parecer poderoso, luxuoso e tradicional e que ainda ajudem as pessoas a serem mais organizadas.

Os preços podem e devem ser mais altos que os praticados no mercado.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Criar uma personalidade de marca atraente e bem definida, permitirá um melhor posicionamento em seu mercado de atuação e te dará uma direção sobre qual tom de voz deverá utilizar para engajar e captar clientes.

Caso precise de uma consultoria de marketing profissional especializada, você pode acessar: Consultoria de Marketing Premium.

Comente abaixo o que achou deste artigo e qual o arquétipo dominante você escolheu para sua personalidade de marca.

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Forte abraço e até a próxima!



 

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Alexsandro Kingmaker é especialista em marketing e design com mais de 20 anos de experiência na criação e gestão de marcas para o mercado de alto padrão. É criador de Workshops e da Consultoria Exclusiva em Marketing Premium para empresas e profissionais de Arquitetura, Decoração e Tecnologia Residencial.
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